2º Crônicas - Adoração Verdadeira e Avivamento e Reforma - Historico

Esboço
I - Salomão: Contribuições Relevantes do Seu Reino (1.1—9.31)
A} - A Instituição da Liderança de Salomão (1.1-17)
B} - A Construção do Templo (2.1—5.1)
C} - A Dedicação do Templo (5.2—7.22)
1. A Instalação da Arca (5.2-14)
2. Discurso Consagratório de Salomão (6.1-11)
3. Oração Consagratória de Salomão e a Glória de Deus (6.12—7.3)
4. Sacrifícios e Festas Consagratórias (7.4-11)
5. A Promessa e a Advertência de Deus (7.12-22)
D} - A Fama de Salomão (8.1—9.28)
1. Realizações, Colônias e Política de Salomão (8.1-18)
2. Elogios da Rainha de Sabá (9.1-12)
3. Riquezas de Salomão (9.13-28)
E} - Morte de Salomão (9.29-31)
II - Os Reis de Judá, de Roboão até o Exílio (10.1—36.23)
A} - A Divisão e o Reinado de Roboão (10.1—12.16)
B} - Reinado de Abias e Asa (13.1—16.14)
C} - Reinado de Josafá (17.1—20.37)
D} - Reinados de Jorão, Acazias e Atalia (21.1—23.15)
E} - Reinado de Joás (23.16—24.27)
F} - Reinados de Amazias, Uzias e Jotão (25.1—27.9)
G} - Reinado de Acaz (28.1-27)
H} - Reinado e Reformas de Ezequias (29.1— 32.33)
I} - Reinados de Manassés e de Amom (33.1-25)
J} - Reinado e Reformas de Josias (34.1—35.27)
K} - Sucessores de Josias; o Exílio (36.1-21)
L} - O Decreto de Ciro (36.22,23)

Autor: Esdras (?)
Tema: Adoração Verdadeira, Avivamento e Reforma
Data: 450—420 a.C.

Considerações Preliminares
Visto que 1 e 2 Crônicas eram originalmente um único livro no AT hebraico, o contexto histórico de 2 Crônicas pode ser visto em detalhes na introdução a 1 Crônicas. 2 Crônicas abrange o mesmo período de história que 1 e 2 Reis — a saber: o reinado de Salomão (971—931 a.C.) e o reino dividido (930—586 a.C.). Diferentemente de 1 e 2 Reis, que seguem a história das duas partes do reino dividido, 2 Crônicas focaliza exclusivamente o destino de Judá. O escritor considera Judá, o Reino do Sul, como o fluxo principal da “história da redenção” de Israel, posto que (1) o templo de Jerusalém permaneceu como o centro da verdadeira adoração a Deus, (2) seus reis eram descendentes de Davi e (3) Judá, a tribo predominante entre os judeus que voltaram e reconstruíram Jerusalém e o templo. 2 Crônicas foi escrito da perspectiva sacerdotal da segunda metade do século V a.C., quando, então, o templo, o sacerdócio e o concerto davídico voltaram a ter importância capital.
Propósito
Como 1 Crônicas, 2 Crônicas foi dirigido ao remanescente judaico que retornará, sentindo a urgente necessidade de reaver sua herança espiritual. Ao invés de salientar o lado sombrio do passado de Israel, o livro enfatiza o avivamento, a reforma e a recuperação da fé para os exilados desalentados, que buscavam na terra prometida um futuro e uma esperança redentora.
Visão Panorâmica
O conteúdo de 2 Crônicas divide-se em duas seções principais. (1) Os caps. 1—9 tratam do reinado de Salomão, a época áurea de paz, poder, prosperidade e prestígio de Israel. Mesmo assim, consoante o propósito global de Crônicas, cerca de dois terços desses nove capítulos focalizam a edificação e construção do templo como o centro da verdadeira adoração a Deus pelos israelitas (2—7). (2) Os caps. 10—36 constituem um relato altamente seletivo dos reis de Judá depois da morte de Salomão e da divisão do reino. Em meio ao declínio espiritual e apostasia de Judá, 2 Crônicas ressalta certos reis dignos de menção: Asa (14;15), Josafá (17;19;20), Joás (cap. 24), Ezequias (29—32) e Josias (34;35). Cada um deles promoveu e liderou avivamentos espirituais na nação. Cerca de 70% do conteúdo dos caps. 10—36 focalizam esses reis como responsáveis por avivamento e reforma, ao passo que apenas 30% focalizam os maus reis, culpados da corrupção e colapso do reino. O livro termina quando Ciro, rei da Pérsia, permitiu aos exilados judeus voltarem para reedificarem o templo de Jerusalém (36.22-32).
Características Especiais
Quatro características principais assinalam 2 Crônicas. (1) Seu escopo histórico corresponde praticamente ao do período de 1 e 2 Reis. (2) Seu enfoque no templo de Jerusalém é o motivo mais provável para Crônicas ter sido colocado na divisão não-profética do AT hebraico, separando-o, assim, de Samuel e Reis, que estão colocados na divisão profética. (3) Trata de cinco avivamentos nacionais, inclusive: (a) o relato mais extenso no AT de um avivamento espiritual no reinado de Ezequias (29—32) e (b) o maravilhoso avivamento sob Josias quando, então, foi achado “o livro da Lei” e lido publicamente, o que resultou numa renovação do concerto e na celebração da Páscoa (34;35). (4) A exortação principal do livro é: “Buscai ao Senhor”. O livro ressalta repetidas vezes a importância de se buscar ao Senhor com diligência, de todo o coração (e.g. 1.6-13; 6.14; 7.14; 12.14; 15.1,2,12-15; 16.9,12; 17.4; 19.3; 20.3,4,20; 31.21; 32.20,22; 34.26-28).
Paralelo entre 2 Crônicas e o NT
O reino davídico fora destruído, mas a sua linhagem permaneceu, tendo seu cumprimento em Jesus Cristo (ver as genealogias em Mt 1.1-17 e Lc 3.23-38). Além disso, o templo de Jerusalém tem significado profético relacionado com Jesus, que declarou: “Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo” (Mt 12.6). Jesus também fez uma comparação entre seu corpo e o templo: “Derribai este templo, e em três dias o levantarei” (Jo 2.19).
Finalmente, na nova Jerusalém, Deus e o Cordeiro substituem o templo: “E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor, Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro” (Ap 21.22).

visualizar imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário